Leite vegetal

Leite vegetal

leites vegetais
Imagem retirada do google

Com o descobrimento da alergia comecei a procurar alternativas para adaptar as receitas e ainda ter uma boa alimentação. Com esses “leites” vegetais você vai poder usar no lugar do leite de vaca. Vem ver!!

Para mim (e acredito que para muitos também) leite era só de vaca!* Os ¨leites¨ vegetais são boa opções não apenas para serem usadas para fazer um bolo, por exemplo, dá para beber normalmente como o leite de vaca.

Acho que essa foi a melhor coisa que aprendi com a dieta restritiva do João Bernardo. Troquei o leite animal por leite vegetal e graças a isso podemos desfrutar de vitaminas, smoothies, bolos, sobremesas ou simplesmente tomar um copo de leite.

O que parece ser normal para muitos, em casa de APLV (alérgico à proteína do leite de vaca) isso é quase a mesma coisa que ganhar na loteria! rsrs

*Leite é só o que sai das glândulas mamárias, o resto é bebida vegetal. Mas chamamos de leite vegetal para facilitar as coisas! 😉

Vamos às receitas!

Leite de aveia

3 xícaras de água filtrada

1 xícara de aveia sem glúten

Essência de baunilha

Modo de preparo:

Deixe a aveia de molho na água por 2 horas. Depois do tempo de descanso, descarte a água da demolha e bata no liquidificador com as 3 xícaras de água filtrada e com gotinhas de essência por mais ou menos 3 min. Acrescente mais água filtrada se ficar consistente de mais. Coe em uma peneira bem fina ou pano. Dura em torno de 3 dias na geladeira.

Leite de amêndoa

url1-1024x682
Imagem retirada do google

Ingredientes:

1 xícara de amêndoas cruas

4 xícaras de água filtrada

Modo de preparo:

Deixe as amêndoas de molho por pelo menos 5 horas. Escorra a água que ficou de molho e bata no liquidificador com a água filtrada. Coe em um pano bem fino. Dura em torno de 3 dias na geladeira.

Leite de castanha de cajú

Ingredientes:

1 xícara de castanhas cruas e sem sal

2 xícaras de água filtrada

Modo de preparo:

Deixe as castanhas de molho por pelo menos 5 horas. Escorra a água que ficou de molho e bata no liquidificador com a água filtrada. Dura em torno de 3 dias na geladeira. Não precisa coar.

Leite de castanha do pará

Ingredientes:

1 xícara de castanha do pará

4 xícaras de água filtrada

Modo de preparo:

Deixe as castanhas de molho por pelo menos 5 horas. Escorra a água que ficou de molho e bata no liquidificador com a água filtrada. Coe em um pano bem fino. Dura em torno de 3 dias na geladeira.

Leite de arroz

1 litro de água filtrada

1 xícara de arroz cru lavado

1 pitada de sal

Essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo:

Em uma penela adicione todos os ingrediente e leve ao fogo por 15min (comece a contar a partir do momento que ligar o fogo. Bata no liquidificador na função pulsar por mais ou menos 3 vezes, apenas para triturar os grãos. Coe em um pano bem fino e guarde um um recipiente de vidro. Dura em torno de 3 dias na geladeira.

Leite de avelã

Ingredientes:

1 xícara de avelã

4 xícaras de água filtrada

Modo de preparo:

Deixe as avelãs de molho por pelo menos 5 horas. Escorra a água que ficou de molho e bata no liquidificador com a água filtrada. Coe em um pano bem fino. Dura em torno de 3 dias na geladeira.

Leite de inhame

Ingredientes:

1 xícara de inhame picado

3 xícaras de água filtrada

Modo de preparo:

Coloque o inhame em uma tigela e cubra com água, deixe de molho por 2 horas.

Descarte a água, despeje o inhame no liquidificador e bata com 3 xícaras de água filtrada. Coe e guarde na geladeira por até 4 dias.

Leite de coco

Ingredientes:

1 copo de polpa de coco

2 copos de água quente

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e coe.

 

Agora escolha o que mais você gosta e aproveite!!!

Beijos!

Anúncios

34 comentários sobre “Leite vegetal

  1. “Para mim (e acredito que para muitos também) leite era só de vaca!” . Vc nem ninguém está errado não, Ju. Leite é só aquele que sai das tetas, o resto é bebida vegetal, nós é que temos mania de chamar de leite. Ah…tem a de alpiste, quinua, girassol,sementes de abóbora…aí ontem descobri num grupo que sigo, de sementes de melão, mas ainda não fiz.

    Curtir

  2. Olá Juliana, faltou o leite de amendoim…Vc tem alguma receita? Eu tenho algumas, se vc quiser, mas de repente vc tem uma melhor…é sempre bom ter mais de uma opção, né? Bjus!

    Curtir

    1. Oi Adriana!!
      Eu compro as castanhas a granel em lojas próprias de produtos naturais, não tenho a felicidade de ter um pé de castanha por perto. Mas eu compre sempre a crua, agora não saberia te dizer se é a da árvore ou a que caiu. Me desculpa por não ter ajudado tanto! Bj

      Curtir

    1. Oi Paola!
      Eu particularmente só uso o de arroz para fazer alguma receita salgada, como molho branco por exemplo, e o de aveia para vitamina. Os mais usados aqui em em casa é sem dúvida o de amêndoas, castanha e coco, são os meus preferidos!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s