Pão de forma (sem leite, sem soja, sem ovo e sem glúten)

Pão de forma (sem leite, sem soja, sem ovo e sem glúten)

pão de forma“Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão
Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho
Tão gostosinho, gostosinho, gostosinho
Quero mais um (mais um)”

Finalmente o sonhado pão saiu!! E olha que foi sonhado mesmo!! 😀

Para quem não me acompanha nas redes sociais, uma vez postei a foto de uma tentativa de pão sem leite, sem soja, sem ovo e sem glúten que não deu muito certo e contei o sonho que eu tinha tido a uns dias atrás.

No sonho eu estava nas nuvens, pulando e feliz. As nuvens eram feitas de PÃO e eu pulava entre elas com um sanduíche de pão com ovo nas mãos!

Pensa? To tanto tempo sem pão e sem ovo que já estou enlouquecendo! kkkkkkk

Corri para a casa da minha mãe (até os meus 13 de idade meus pais tiveram padaria e hoje trabalham com fornecimento de pães, pizzas, salgados e biscoitos para estabelecimentos. Quem quiser conhecer, Massas Palagar.), pensa no sofrimento que fiquei vendo tanta coisa gostosa? “Colei” na Dona Míriam e aprendi o conceito básico de panificação (básico mesmo!!!) e junto com ela, conseguimos adaptar umas receitas para a restrição alimentar do Bernardo.

Umas delas foi esse pão lindo, gostoso, fofinho e …  vamos logo para a receita!

Gente, faz sem medo! Esse aí eu fiz só com a metade da receita e já ficou assim. Com a receita toda ele fica bem altinho, igual pão de forma mesmo!

Ingredientes:

2 1/2 xícara de água morna (faça o teste colocando o dedo na água, se aguentar por 15 segundos tá no ponto! )

1 “ovo” de linhaça

1 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo

1 colher de café de sal

3 colheres de sopa de óleo de girassol

1 colher de sopa de fermento seco

1 colher de chá de C.M.C. ou goma xantana (opcional)

500g de farinha sem glúten

Mode de preparo:

Em uma tigela misture a farinha, o sal e o fermento, reserve. Bata no liquidificador a água morna, o “ovo”, o açúcar e o óleo. Adicione à mistura reservada e misture muito bem.

Disponha a massa em uma assadeira própria para pão de forma e deixe descansar até dobrar de volume (em torno de 30 a 40 min). Eu usei forma de silicone, então não precisei untar. Caso use forma de alumínio, unte com óleo de girassol.

Depois que a massa dobrou de volume, com muito cuidado, salpique grãos de linhaça e leve para assar em forno pré aquecido a 180° até que o pão esteja dourado (mais ou menos 35 min).

Eu gosto de polvilhar quinoa em flocos, linhaça e até chia, é bom que dá uma turbinada! rsrsrs

pão de forma2

Espero que gostem, eu amei!!! rsrs

Compartilhem essa receita para que mais pessoas com alergia possam ver e aprender também!

Beijos!!!!

6 comentários sobre “Pão de forma (sem leite, sem soja, sem ovo e sem glúten)

  1. ola!! Uma dúvida, esse fermento seco, pode ser aquele comum de bolo mesmo? E mesmo indo a goma xantana da farinha eu coloco mais na massa do pão também?

    Curtir

Deixe um comentário

