Pão de forma (sem leite, sem soja, sem ovo e sem glúten)

Pão de forma (sem leite, sem soja, sem ovo e sem glúten)

pão de forma“Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão
Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho
Tão gostosinho, gostosinho, gostosinho
Quero mais um (mais um)”

Finalmente o sonhado pão saiu!! E olha que foi sonhado mesmo!! 😀

Para quem não me acompanha nas redes sociais, uma vez postei a foto de uma tentativa de pão sem leite, sem soja, sem ovo e sem glúten que não deu muito certo e contei o sonho que eu tinha tido a uns dias atrás.

No sonho eu estava nas nuvens, pulando e feliz. As nuvens eram feitas de PÃO e eu pulava entre elas com um sanduíche de pão com ovo nas mãos!

Pensa? To tanto tempo sem pão e sem ovo que já estou enlouquecendo! kkkkkkk

Corri para a casa da minha mãe (até os meus 13 de idade meus pais tiveram padaria e hoje trabalham com fornecimento de pães, pizzas, salgados e biscoitos para estabelecimentos. Quem quiser conhecer, Massas Palagar.), pensa no sofrimento que fiquei vendo tanta coisa gostosa? “Colei” na Dona Míriam e aprendi o conceito básico de panificação (básico mesmo!!!) e junto com ela, conseguimos adaptar umas receitas para a restrição alimentar do Bernardo.

Umas delas foi esse pão lindo, gostoso, fofinho e …  vamos logo para a receita!

Gente, faz sem medo! Esse aí eu fiz só com a metade da receita e já ficou assim. Com a receita toda ele fica bem altinho, igual pão de forma mesmo!

Ingredientes:

2 1/2 xícara de água morna (faça o teste colocando o dedo na água, se aguentar por 15 segundos tá no ponto! )

1 “ovo” de linhaça

1 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo

1 colher de café de sal

3 colheres de sopa de óleo de girassol

1 colher de sopa de fermento seco

1 colher de chá de C.M.C. ou goma xantana (opcional)

500g de farinha sem glúten

Mode de preparo:

Em uma tigela misture a farinha, o sal e o fermento, reserve. Bata no liquidificador a água morna, o “ovo”, o açúcar e o óleo. Adicione à mistura reservada e misture muito bem.

Disponha a massa em uma assadeira própria para pão de forma e deixe descansar até dobrar de volume (em torno de 30 a 40 min). Eu usei forma de silicone, então não precisei untar. Caso use forma de alumínio, unte com óleo de girassol.

Depois que a massa dobrou de volume, com muito cuidado, salpique grãos de linhaça e leve para assar em forno pré aquecido a 180° até que o pão esteja dourado (mais ou menos 35 min).

Eu gosto de polvilhar quinoa em flocos, linhaça e até chia, é bom que dá uma turbinada! rsrsrs

pão de forma2

Espero que gostem, eu amei!!! rsrs

Compartilhem essa receita para que mais pessoas com alergia possam ver e aprender também!

Beijos!!!!

Anúncios

10 comentários sobre “Pão de forma (sem leite, sem soja, sem ovo e sem glúten)

  1. Oi Ju, estou com dificuldades em fazer esta receita, já fiz dias vezes e não deu certo, quis fazer a metade da receita não sei se é por isso, mas o pão assou por 60 minutos e mesmo assim saiu cru por dentro, e a casca cozida e crocante, mas ele murcha todo quando sai do forno, mas o pior é ele ficar sempre cru por dentro por mais q eu asse antes de queimar em cima, será q é porque fiz a metade da receita?!

    Curtir

    1. Oi Dimmy!! Dá certo fazendo só a metade sim. O aspecto de cru pode ser por vc cortar ele ainda quente. Pão sem glúten tem que esperar esfriar para cortar, se não fica parecendo bolo solado. Rs
      Fiz essa receita essa semana, deu certo, mas vou atualiza-lá. Esse pão foi um dos primeiros que aprendi, hj já aprendi bastante e os pães melhoraram. Vou editar essa receita é te aviso, vou fazer o teste essa semana! 😉😘

      Curtir

  2. ola!! Uma dúvida, esse fermento seco, pode ser aquele comum de bolo mesmo? E mesmo indo a goma xantana da farinha eu coloco mais na massa do pão também?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s