Ratatouille

Ratatouille

ratatoiulle-pronto

 

Ratatouille é um prato camponês francês que ficou bem conhecido depois do filme. Claro que aqui em casa a criançada adora o filme e a Sofia Maria me pediu para reproduzir o prato do mini chef. Sabe que eu adorei esse pedido? Jeito legal da criançada comer legumes!! 😀

Eu fiz a minha própria versão da receita. Fiz uma base de molho de tomate caseiro e depois fui intercalando berinjela, abobrinha e cebola roxa, temperando no final com sal, pimenta, tomilho, azeite e o levando ao forno.

O ratatouille pode ser servido como prato principal, ou acompanhamento de massas, eu servi com massa.

massa-fresca-com-ratatoiulle2

O prato é lindo, saboroso e não tem com alguém não gostar!! Confesso que não sou fã de berinjela, mas amo ratatouille e não sinto o sabor forte da berinjela. Os sabores se misturam e causam uma explosão na boca!!

ratatouille-canto

Agora vamos à receita!!

Ingredientes:

Molho de tomate caseiro

2 berinjelas

2 abobrinhas

2 cebolas roxas

2 tomates

tomilho

sal

pimenta

azeite

*A quantidade dos ingredientes vai variar de acordo com a assadeira que usar, eu usei uma travessa redonda de 20cm.

Modo de Preparo:
Fatie os vegetais, não muito finos. Eu usei um mandolim, mas você pode fatiar com a faca mesmo.
Distribua o molho de tomate em uma assadeira.
ratatouille-molho
Faça uma pilha em sua mão intercalando os vegetais e depois corte ao meio (meia lua). Isso facilitará na hora de montar o prato.
ratatoiulle-cru
Comece distribuindo os montinhos de vegetais de fora para dentro da assadeira, até completar tudo.
 ratatoiullee

Depois de tudo posicionado é só temperar com sal, pimenta, tomilho e um pouquinho de azeite. Leve ao forno por aproximadamente 45 min, até que os vegetais estejam macios.

ratatoiulle-pronto-r

Agora é só servir com uma massa, acompanhado de pão torradas, se sobrar (o que é difícil), vira recheio de torta e até de tapioca!

E a apresentação? Não precisa nem comentar né?

Espero que gostem, aqui em casa faz muito sucesso!!!

ratatoiulle-e-bernardo2

Beijo!

Um comentário sobre “Ratatouille

Deixe um comentário

