Farinha sem glúten Quintal de Mãe

Farinha sem glúten Quintal de Mãe

Mix-de-farinha-sem-glúten.png

Mix de farinhas sem glúten que pode substituir a farinha de trigo em quase todas as receitas!!! Vem ver!!

Nos últimos dois anos me dediquei completamente a alimentação da minha família por conta das restrições, que são 10! Estudei, pratiquei, testei e inventei muitas coisas (que nem sempre dão certo! rs), mas tudo isso me levou a muito conhecimento que pouco a pouco venho compartilhando com vocês!

Para substituir a farinha de trigo não é tão fácil assim, não existe nenhuma farinha que sozinha dê leveza e elasticidade que a massa precisa para ser fermentada. Por isso usamos um mix de farinhas com características diferentes para conseguirmos chegar a uma textura parecida a do trigo, uma completa a outra!

Tudo que fazia aqui em casa ficava colocando um monte de farinhas, pesando, medindo e  isso acabando tomando um pouco de tempo. Já que a restrição aqui em casa é grande, tenho que fazer tudo, do macarrão ao biscoito. São poucas as opções industrializadas que consigo usar aqui em casa, então tempo é algo que não posso me dar ao luxo de perder!! rs

Tenho outra receita de mix de farinhas aqui no blog, Clique Aqui, mas essa aqui é sem dúvida a de melhor resultado!!

Depois de muito testar, finalmente consegui desenvolver um mix que facilita muito o meu trabalho e ainda deixa as massas excelentes!! Cada receita tem uma necessidade em especial, mas esse mix de farinhas consegue substituir bem quase todas elas.

Mix de farinhas sem glúten Quintal de Mãe

Ingredientes:

360 g de farinha de arroz integral

360 g de farinha de arroz branca

360 g de fécula de batata

300 g de goma de tapioca*

13 g de goma xantana ou C.M.C. (carboximetilcelulose)

Modo de preparo:

Misture bem até uniformizar as farinhas, guarde em um pote bem vedado, quando precisar é só usar! 😉

*Se for usar goma de tapioca sem conservantes, guarde o mix na geladeira.

Uso esse mix para bolos, pães, pizza e tudo mais que eu faça. Graças a Deus esse mix tem me atendido bastante substituindo a farinha de trigo nas receitas, tem tido excelentes resultados na hora de reproduzir receitas de família.

Espero que gostem!

Compartilhe essa receita para que mais pessoas tenham acesso!

Beijos!!

Anúncios

30 comentários sobre “Farinha sem glúten Quintal de Mãe

  1. Boa noite! Qual marca de goma de tapioca vc usa? É aquela pronta para fazer tapioca ou aquela hidratada? Por favor, tire minha dúvida! Preciso muito de um mix bom!💚

    Curtir

  2. Olá! Gratidão por compartilhar tanto AMOR, e tanta dedicação! Gostaria de saber se posso usar a goma da tapioca sem ser a já hidratada, comprei a goma sem hidratar!

    Curtir

    1. OI Mariana!
      Para esse mix a tapioca exerce uma função importante, ele ajuda na maciez, leveza e “cola” de todas as outras farinhas. Pensando nisso, acredito que possa usar farinha de linhaça dourada no lugar, porque ela tem a função parecida. Mas nunca substitui porque aqui não temos problema com a mandioca, então não posso te dar garantia de que realmente vá ficar igual. Mas acho que o resultado vai ser bem legal sim. Se fizer me conta depois se deu certo. Beijo!

      Curtir

    1. A fécula de batata eu compro em mercado, loja de produtos para festa e confeitaria e em lojas de produtos naturais. A goma Xantana e o C.M.C. ajudam a dar elasticidade e maciez a massa. Dá para fazer sem, mas o resultado não será o mesmo. Esses tbm encontro em lojas de produtos para festa e confeitaria e em lojas de produtos naturais. Bj

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s